NOSSA HISTÓRIA

A AMO-SIM - Associação Mirim de Ourinhos e Serviço de Integração de Meninas- é uma OSC- Organização da Sociedade Civil- que foi fundada oficialmente em 09/08/1971 na cidade de Ourinhos, mas já atuava desde o ano de 1969. Seu surgimento deu-se em decorrência da cidade de Ourinhos estar situada em um entroncamento rodoferroviário bastante significativo, que permitia excelente fluxo de transportes. Em decorrência disso, recebia com frequência uma população itinerante, que demandava necessidade de atendê-las com todas suas especificidades de famílias em situação de vulnerabilidades social e pessoal.  Naquela época havia sido criado à OSC S.O.S- Serviço de Obras Sociais- que atendia famílias migrantes que fixavam moradia na cidade, onde os pais eram encaminhados pelo o S.O.S ao mercado de trabalho e os filhos para a escola. Posteriormente sentiu-se a necessidade de ocupar os filhos dessas famílias numa atividade produtiva e ao mesmo tempo educacional, daí a AMO-SIM começou a parceria atendendo os filhos adolescentes destas famílias.

A AMO-SIM em parceria com a comunidade local, por meio das empresas conveniadas e da Prefeitura de Ourinhos, através da Secretaria Municipal de Assistencial Social e do Serviço de Proteção Social Básica e dos conselhos municipais, como, o CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social - e CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente vem atuando há vários anos na prestação de serviços através de espaços de convivência que contribuem para o crescimento e superação das situações de vulnerabilidades e de risco social de adolescentes.

Estas parcerias promovem o desenvolvimento de ações planejadas pelos serviços prestados que oportunizam a promoção social de integração dos adolescentes ao mundo do trabalho.


MISSÃO INSTITUCIONAL: 


       Atender adolescentes, preferencialmente em situação de vulnerabilidade social, contribuindo na sua formação inicial e de encaminhamento ao mundo do trabalho através seu desenvolvimento pessoal, do fortalecimento dos vínculos familiares, comunitários, resgatando a cidadania com compromisso e responsabilidade, onde cada adolescente possa buscar ocupar espaços na sociedade com autonomia e melhores oportunidades, podendo romper com ciclos históricos familiares de pobreza e de violação de direitos. 

DIRETRIZES

          Visa principalmente dar ênfase ao aprendizado prático profissionalizante como forma de crescimento pessoal e social, respeitando-se a condição peculiar de pessoa em desenvolvimento do adolescente, num relacionamento de integração e complementaridade entre o adolescente, família, AMO-SIM, escola, empresas parceiras e comunidade ourinhense. 

Atualmente, os serviços prestados na AMO-SIM são pautados conforme prevê o artigo 2º dos objetivos da LOAS- Lei Orgânica da Assistência Social- nº 8.742, de 07//12/93, que diz que a PROTEÇÃO SOCIAL visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente entre outros através da promoção da integração ao mercado de trabalho.

Todas ações da entidade estão de acordo com as legislações vigentes de proteção ao adolescente, e sempre que necessário, são realizadas adaptações e readequações nos serviços de assistência social prestados.