PROJETOS

 

 

OFICINA DE FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO

          O Projeto é desenvolvido através de técnicas psicodramáticas, propiciado ao grupo o autoconhecimento, o conhecimento dos requisitos e condições para inserção no mundo do trabalho e técnicas de entrevista de emprego e atendimento ao cliente. Deste modo, o desenvolvimento pessoal e profissional do jovem, funcionará como um instrumento de transformação e inclusão social.

          Faz parte da formação dos adolescentes as famílias participarem também dos módulos através de reuniões socioeducativas de pais e responsáveis, onde discute-se: - a função protetiva da família de referência;  - critérios e normas de participação nos serviços da AMO-SIM; - informações da rede de serviços socioassistenciais no município e dos órgãos protetivos da criança e do adolescente;  - a condição legal do serviço de aprendizagem; - temáticas dos princípios do amor exigente.

Temos oficinas que são subsidiadas financeiramente com recursos próprios da AMO-SIM e outras da parceria com o CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, que financia projetos que atuam na garantia da promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Recursos estes oriundos de parte do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas que são doados para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

          A Inserção de adolescentes nas oficinas ocorre mediante encaminhamentos da REDE de serviços socioassistenciais como OSC’s, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, e intersetoriais como Poder Judiciário, escolas, saúde, ou por buscas espontâneas das famílias ou indicações de empresas conveniadas.

PROJETO OFICINA DE INSTRUÇÃO E DISCIPLINA

        O projeto é desenvolvido por instrutor educacional, em conjunto com o PROJETO OFICINA DE FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO. As atividades são realizadas com os adolescentes através de ações reflexivas e informativas, que despertam sentimentos de patriotismo, civismo, cidadania, educação no trânsito, estímulo e disseminação às boas práticas de convivência, atitudes e comportamentos de prevenção à banalização da violência.

          Nestes grupos socioeducativos são promovidos o estudo do REGIMENTO INTERNO da AMO-SIM, bem como as normas e critérios de participação em nossos serviços e ensaio a ordem unida principalmente para participação em atos cívicos.

PROJETO FANFARRA DA GUARDA MIRIM

          A Fanfarra da Guarda Mirim de Ourinhos busca despertar a potencialidade musical do adolescente. O projeto é desenvolvido através da aprendizagem prática e teórica de instrumentos de sopro e percussão e iniciação musical, procurando proporcionar a compreensão da prática musical educativa, envolvendo os educandos na aprendizagem da música e buscando melhorias de práticas pedagógicas que vão de encontro ao nosso público alvo.